CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700

A importância da armazenagem na logística e tecnologias que promovem sua eficiência

08/08/2022 16:21:36

Serviço fundamental para as operações logísticas, a armazenagem cresceu na pandemia e investiu em novas tecnologias para se manter competitiva e pujante

 

A armazenagem logística tem um papel estratégico no sucesso das operações da indústria e do comércio, com galpões (ou armazéns) recebendo insumos e as mercadorias finais, trabalhando para o equilíbrio perfeito entre a entrada e saída de produtos.

O setor tem apresentado crescimento significativo, principalmente se considerarmos a evolução do ramo de condomínios e galpões.

Pesquisa da JLL e Colliers mostra que mesmo em meio a pandemia, a área locável de condomínios logísticos no Brasil encerrou o ano de 2020 com 16.764.000 m² de área construída, apresentando crescimento de 10% em relação ao ano anterior, com a entrega de nove novos empreendimentos. 64,2% do espaço entregue já estava pré-locado e superou 2019 tanto no volume entregue quanto no percentual de área com pré-locação (51,5%), contribuindo para o recorde de absorção e, consequentemente, para a queda do indicador de vacância.

Os condomínios de alto padrão tiveram resultado anual de absorção líquida de locação (contratações menos devoluções) na ordem de 1.574.000 m².

No período avaliado, os setores que mais alugaram áreas foram e-commerce, varejo, transporte e automobilístico. A Amazon foi o grande destaque do ano, com um crescimento operacional de aproximadamente 200 mil m².

A projeção inicial era encerrar esse ano de 2021 com área disponível acrescida em 1.900.000 m² (aumento de 10,3%). Não há ainda a informação se a expectativa se confirmou.

A AGEX Transportes Urgentes, empresa do setor logístico e referência no serviço de armazenagem preparou esse artigo com as principais informações acerca da atividade. Confira:

Armazenar é muito mais que guardar produtos

A armazenagem logística é uma atividade complexa e que compreende outras para funcionar, como gestão, transporte, localização e manuseio dos insumos e mercadorias desde o recebimento até a expedição.

Garantir um controle eficiente sobre os produtos, insumos e materiais é uma prática essencial para se manter competitivo no acirrado setor logístico.

A armazenagem agrega valor com uma gestão racional de matérias-primas, no processo de produção, onde são gerados estoques de produtos e na distribuição armazenagem de produto acabado.

Armazenar não é apenas organizar os itens no galpão, é focar em diversos fatores, como a tecnologia, economia, marketing, contabilidade, engenharia e recursos humanos para angariar receitas para a empresa e manter a harmonia entre tudo o que lhe diz respeito.

Armazenar com inteligência e tecnologia reduz custos e encurta prazos

Como agente essencial das operações logísticas, a armazenagem, quando realizada com inteligência, reduz os custos e otimiza o serviço.

Uma armazenagem estratégica auxilia no sistema de gestão e na organização, encurtando prazos e melhorando a relação com os clientes.

Ferramentas como equipamentos que permitem verificar a validade do pedido ou se há alguma inconsistência, que apoiam os deslocamentos dentro do galpão e processos automáticos de endereçamento e localização de produtos já são uma realidade e um fator de diferenciação diante da concorrência.

Investir em uma estrutura que atenda as necessidades de movimentação e em um sistema automatizado para controle dos produtos estocados, certamente é o basilar para atuar no mercado.

Além de um sistema de gestão específico, como o WMS (Warehouse Management System) - software que ajuda a gerenciar estoques de uma maneira eficiente e que permite que várias atividades sejam monitoradas simultaneamente ao mesmo tempo que inclui recursos como dados de localização e relatórios referentes a cada produto processado no estoque – outras tecnologias podem implementar mais eficiência operacional.

Entre elas está o Big Data, que possibilita a empresa analisar de perto cada etapa de uma operação, facilitando o controle das atividades do armazém como um todo e permitindo com que elas integrem seus processos de maneira eficaz. O gestor também pode optar por manter registros de estoques e mercadorias armazenados na nuvem, tecnologia que permite que todos os dados e relatórios referentes as cargas, vendas e faturamento estejam salvos com segurança, podendo ser acessados a qualquer momento, de qualquer lugar.

As etiquetas RFID também são um exemplo de tecnologia que representa um grande ganho de qualidade nas atividades de armazenagem, já que o gestor pode alimentar o seu banco de dados com todas as informações de um carregamento recebido, sem a necessidade de cadastrar cada item manualmente. O processo ocorre de forma automática e instantânea, otimizando a gestão logística da empresa. 

Benefícios da armazenagem

A armazenagem pode ser temporária e permanente, escolha que acontece de acordo com as necessidades do cliente de volume e tempo de estocagem.

Independente da opção, a armazenagem tem benefícios importantes, que precisam ser considerados no planejamento estratégico da indústria e do varejo.

Um dos benefícios que mais chama a atenção dos gestores é a redução dos custos que a armazenagem proporciona, uma vez que o controle eficiente do estoque identifica e diminui – na entrada, armazenagem e saída dos produtos - as perdas de produtos e trocas de mercadorias dos pedidos enviados, evitando-se o retorno e reenvio.

O emprego de sistemas de movimentação e de equipamentos mais adequado para o tipo de produto trabalhado evita avarias durante a movimentação.

A armazenagem também pode promover maior agilidade no atendimento, já que a gestão otimizada organiza as informações, localização e separação das mercadorias, tornando o processo mais ágil, o cliente reconhece a capacidade de atendimento da empresa.

Com a solução se conquista o correto aproveitamento do espaço, pois a gestão organizacional é capaz de otimizar o galpão e a facilidade na fiscalização do processo de armazenagem, já que é possível encontrar rapidamente os itens procurados.

A AGEX Transportes Urgentes, além de transportar mercadorias com qualidade, rentabilidade, segurança e bem-estar social, investe na atualização constante de seus procedimentos e em novas tecnologias, para aprimorar sempre o serviço de armazenagem.

Com tecnologia conseguimos definir locais para a movimentação de mercadorias, otimizando todo o fluxo, ao mesmo tempo que mantemos produtos e matérias-primas mais seguros, diminuímos perdas e prejuízos, auxiliamos a integração entre produção e suprimentos, aprimoramos a distribuição e o atendimento ao cliente e tornamos as operações logísticas mais eficientes.

 

Top