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Saiba o que é a logística reversa e seus benefícios

23/09/2022 08:36:08

A logística reversa, em geral, é vista como uma forma de medida sustentável, o qual garante benefícios diversos para as empresas que a implementam em suas operações. Para entender melhor, segundo uma pesquisa realizada pela PwC, o número de consumidores que buscam por empresas conscientes em relação ao meio ambiente é significativo. Pois, de acordo com a pesquisa, 47% dos entrevistados garantem essa preocupação quando realizam suas compras fora de casa, sendo que esse percentual aumenta quando se trata de compra online, com 67%.

Além disso, a logística reversa também é conhecida como uma logística inversa à tradicional. Isso porque, ela atua com retorno das mercadorias a cadeia produtiva, seja por motivos de devolução ou descarte correto dos produtos.

Neste sentido, a fim de entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos o que é a logística reversa e quais são seus benefícios. Confira!

 

O que é a logística reversa? 

 

O conceito da logística reversa refere-se ao fluxo de destinação correta do pós-consumo ou ainda, do pós-venda. Isto é, ao invés do trajeto ser feito da origem para o destino, a mercadoria em questão é que irá do destino até a origem. Deste modo, quando realizada de maneira correta, esta é uma prática que colabora tanto para o meio ambiente, quanto para a satisfação dos clientes.

Devido a isso, a logística reversa é dividida em duas categorias, a de pós-venda e de pós-consumo.

 

Pós-venda: ocorre quando o produto retorna à cadeia de distribuição antes mesmo que o consumidor tenha feito seu uso. Sendo assim, há diversos fatores que resultam nesse processo, tais como:

  • Recall;
  • Conserto;
  • Falha no envio do pedido;
  • Produto em consignação;
  • Término do prazo de validade;
  • Defeitos na embalagem ou na mercadoria;
  • Danos ocorridos durante o transporte;
  • Defeito de funcionamento ou fabricação;
  • Direito de arrependimento — previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Nestes casos, é necessário planejamento que vise o recebimento e encaminhamento dos produtos. Além do mais, requer definição dos meios de controle do fluxo físico e das informações.

Outra questão considerável, é que em alguns casos, o produto passa por melhorias e é enviado novamente para comercialização. Ou seja, na prática do pós-venda também é desenvolvida atividades que colaboram com a sustentabilidade.

 

Pós-consumo: Já quando o assunto é a logística reversa de pós-consumo, neste caso, os produtos adquiridos já foram usados e agora precisam de descarte adequado. No geral, isso ocorre devido ao fim da vida útil do produto ou da sua validade, o qual é considerado impróprio para consumo.

Isto posto, é primordial que haja a devida preparação da empresa para o recebimentos dos itens e encaminhá-los, assim, garante-se o destino adequado a eles. Deste modo, existem três formas que ocorrem este processo:

  • Retorno do material ao ciclo produtivo;
  • Reciclagem de produtos reutilizáveis;
  • Desmanche, com a correta destinação ambiental.

Vale ressaltar que a destinação desses materiais é definida de acordo com as suas condições no momento que retorna à indústria.

 

Afinal, como essa logística funciona?

 

Para que essa estratégia seja realizada de maneira eficiente e assertiva, é necessário determinar procedimentos que movimentam esses materiais em uma ou mais etapas da cadeia de suprimentos. Logo, entende-se que a logística reversa envolve planejamento e controle. Além do que, envolve o compromisso de três partes, os quais exercem as seguintes funções:

 

Cidadão: tem como dever entregar os materiais a serem descartados e em locais predefinidos;

Poder público: tem como obrigação fiscalizar o processo e ainda definir regras. Assim como tem a função de educar e conscientizar os cidadãos;

Empresas: têm o compromisso de criar gestão ambiental correta dos resíduos sólidos. Sendo que isto é possível por meio de reciclagens ou de reuso, que garantem inovações e benefícios socioambientais, como a prevenção de desperdícios e da poluição.

Em função disso, realizando-se o trabalho em conjunto, proporciona a aplicação das etapas referentes a logística reversa:

  • encaminhamento para reuso, reciclagem ou descarte adequado;
  • remessa do produto ou da embalagem ao fabricante;
  • devolução do produto ou embalagem ao comerciante, ou ao distribuidor;
  • fiscalização da cadeia pelos órgãos públicos;
  • conscientização dos cidadãos sobre a importância de colocar a logística reversa em prática.

 

Benefícios da Logistica Reversa

 

Diante das práticas desenvolvidas pela logística reversa, certamente resultam em benefícios relevantes tanto para empresas, quanto para os consumidores e a sociedade em geral. Logo, entre os principais benefícios, podemos citar:

 

Redução de custos

Um dos principais fatores benéficos da aplicação da logística reversa, refere-se a redução de custos. Dado que, possibilita que as operações sejam realizadas de modo mais estratégico. Exemplo disso, os caminhões que geralmente voltam vazios das entregas, a partir da logística reversa, aproveitam-se dessas viagens para buscar algum produto devolvido ou descartado, e então trazê-los novamente ao fluxo de distribuição ou para descarte. Por conseguinte, isso gera maior redução de custos, sobretudo com o consumo de combustível.

 

Satisfação dos clientes

Quando falamos em satisfação dos clientes, este é um assunto muito visado pelos objetivos de um negócio. Devido a isso, a logística reversa é crucial para isso, visto que as trocas de produtos e devoluções afetam diretamente o relacionamento entre clientes e empresas. Por esse motivo, o ideal é que quando os clientes solicitarem devolução ou trocas, que seja realizado o mais rápido possível, caso contrário, resultaria negativamente nos negócios.

 

Diferencial competitivo

O diferencial competitivo é outro ponto fundamental no mercado, uma vez que a logística reversa assegura vantagens importantes em relação aos concorrentes. Dado isso, as transportadoras que disponibilizam dessa atividade em suas soluções, garante uma boa imagem da sua marca, pois essa ação demonstra o quanto se preocupa em promover a sustentabilidade.

Além disso, adquire-se maior destaque no ambiente corporativo e auxilia na realização de grandes parcerias. Por essa razão, a adoção de uma boa política de troca ou devoluções de produtos, aumenta o nível de satisfação dos clientes e o que resulta numa importante estratégia de marketing, já que certamente irão indicar o seu negócio.

Portanto a logística reversa é uma prática sustentável, que quando adotada nas soluções de uma empresa do setor, tem como objetivo a promoção da sustentabilidade e novas demandas, bem como atender as necessidades dos clientes e seus consumidores.

 

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