ESTADOS ATENDIDOS - PARANÁ, SANTA CATARINA, RIO GRANDE DO SUL, SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, MATO GROSSO DO SUL, MATO GROSSO, RONDÔNIA, ACRE E SUL DO PARÁ.ESTADOS ATENDIDOS - PARANÁ, SANTA CATARINA, RIO GRANDE DO SUL, SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, MATO GROSSO DO SUL, MATO GROSSO, RONDÔNIA, ACRE E SUL DO PARÁ.ESTADOS ATENDIDOS - PARANÁ, SANTA CATARINA, RIO GRANDE DO SUL, SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, MATO GROSSO DO SUL, MATO GROSSO, RONDÔNIA, ACRE E SUL DO PARÁ.

Confira os principais cuidados necessário no transporte de termolábeis

20/05/2024 12:02:44


O transporte de termolábeis é um processo fundamental para garantir que elas cheguem aos seus destinos finais com eficácia e segurança. 

Um bom transporte é o principal pilar do transporte de cargas, especialmente quando se trata de operações com mercadorias que carecem de atenção especial à temperatura. Desse modo, o transporte de produtos como vacinas, requerem a manutenção da temperatura adequada durante todo trajeto, além da importância com o acondicionamento e manuseio. 
Neste contexto, até que a vacina chegue à sociedade, ocorrem múltiplas etapas cruciais, como o transporte, por exemplo. Além disso, é ideal que as mesmas sejam manuseadas adequadamente e embaladas corretamente, para garantir sua maior segurança.
Pensando nisso, para compreender melhor este assunto, a seguir, abordaremos os principais cuidados necessários no transporte de termolábeis. Confira:

Principais regras para o transporte de termolábeis 
As vacinas são materiais sensíveis e carecem de bastante cuidado no manuseio, desde a saída do laboratório até o envio para o seu destino final. Isso porque, qualquer dano ou mudança de temperatura possivelmente diminuirá a eficácia do medicamento, prejudicando assim, a saúde dos pacientes.
Por essa razão, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) elaborou várias normas, fundamentais que estão contidas na RDC nº 430/2020. Posto isso, as empresas que transportam, armazenam e distribuem termolábeis devem cumprir rigorosamente todas as disposições desta RDC e demais diretrizes da Anvisa.
Vale salientar que todas as empresas envolvidas no processo dos medicamentos, são responsáveis diretas pela segurança e qualidade desses produtos. 

Cuidados no transporte de termolábeis
Por se tratar de um item de alto valor e que tem como objetivo garantir a saúde da população, é imprescindível que alguns cuidados sejam implementados:

Controle de temperatura 
A temperatura é a questão mais vulnerável e um dos principais pontos que impactam na estabilidade de uma vacina. Em razão disso, de acordo com a Anvisa, cada tipo de vacina tem a sua particularidade. Logo, a fim de garantir que as vacinas sejam enviadas conforme as normas e não sejam afetadas por oscilações de temperatura, é de suma importância atenção como controle de temperatura conforme as especificações de cada item. 
Só para exemplificar, para vacinas o controle de temperatura deve estar entre 2°C e 8°C. Essa faixa costuma ser especificada, visando proteger o produto da luz e que não congele durante o transporte e armazenamento.

Monitoramento da cadeia de frio
A cadeia de frio trata-se do processo de manter a temperatura dos termolábeis dentro dos limites recomendados em todas as etapas, desde a fabricação até a administração. A partir disso, esse monitoramento é feito para evitar que os produtos sejam expostos a temperaturas extremas.
De modo geral, essa ação pode ser realizada por meio de dispositivos de monitoramento de temperatura, como registradores de dados ou termômetros calibrados. Dado que, qualquer desvio da faixa de temperatura recomendada pode comprometer a qualidade da vacina.

Cuidados especiais com a embalagem
Lembrando que as vacinas não podem ser armazenadas em caixas que tenham muito espaço, para que o conteúdo não se desloque durante o trajeto. Além do mais, embalagens como caixas isoladas e refrigeradas, com isolamento térmico e gelo são comumente usadas para manter sua temperatura estável.

Rótulo nas caixas
Os rótulos nas caixas são essenciais, especialmente no que diz respeito aos materiais frágeis. Por isso, recomenda-se a identificação das caixas por meio de adesivos ou fitas com o termo “frágil”, sendo que a etiqueta de envio não pode ser coberta. No entanto, permite-se que sejam adicionados vários adesivos com intuito de assegurar que a transportadora identifique facilmente o tipo de material que será transportado.

Manuseio adequado
Certamente, as termolábeis precisam de um manuseio minuciosamente cuidado, o qual tenha a intenção de evitar danos físicos que possam comprometer sua qualidade. Dado isso, ao adotar essa prática evitam-se choques, quedas e exposição a condições ambientais extremas.

Segurança durante o transporte
É importante garantir a segurança dos produtos de temperatura controlada durante o transporte, pois trata-se de itens de alto valor e que devem ser protegidos para evitar roubos, adulterações ou exposição a condições inadequadas. 
Assim sendo, os protocolos de segurança devem ser implementados visando assegurar que apenas pessoal autorizado tenha acesso a essa carga durante o transporte. Além do que, normalmente a segurança desse transporte envolve o uso de monitoramento por GPS e procedimentos de segurança rigorosos, como escolta, quando necessário
Portanto, nota-se a importância de adotar os cuidados necessários no transporte de termolábeis. Assim também, seguindo as diretrizes específicas fornecidas pelo fabricante e pelas autoridades regulatórias de saúde para garantir que os produtos cheguem aos seus destinos com segurança e eficácia.

Top